sábado, março 31, 2018

Como lidar com as  adversidades do mundo moderno?


Como administrar nossas emoções e aproveitar melhor nosso dias, com mais alegria e energia positivas? O desejo de todos nós é termos um dia lindo cheio de coisas boas, que as pessoas concordem com as nossas ideia, acolham nossas opiniões e nos queiram bem. Assim é que gostaríamos que fossem todos os dias da nossa vida. O resumo da felicidade. Também na nossa carreira, desejamos que o sucesso seja uma constante e que o tão sonhado "ganhar muito bem" nos acompanhe sempre. Entretanto, definitivamente esta não é a nossa realidade. Nosso dia, na maioria das vezes inicia com atrasos e imprevistos nos obrigando a fazer mudanças rápidas de planos, replanejar as tarefas, redefinir prioridades e pronto: o mundo já começa a desabar. A pergunta é: -como chegar ao final do dia inteira, com energia e um sorrisão no rosto? Vamos te contar aqui este segredo de longevidade!
----------------------------------------------------------------
          O primeiro fator que determina como será o nosso dia é como foi a nossa noite. Ter uma noite de sono reparador, que revitaliza e repõe nossas energias é fundamental para acordar com vitalidade e cabeça totalmente zen para iniciar o dia bem-humorada. Com o corpo cheio de  endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina sentimos um bem-estar geral que nos proporciona a sensação de prazer. A consequência é que você vai acordar dando aquele "Bom dia" cheio de alegria iniciando, desta forma, o processo do DIA FELIZ!
           O segundo fator é responsável pela sua saúde mental: saber, de antemão que você terá problemas. Esperar que o dia será perfeito é o início do desastre. Espere dificuldades. As circunstâncias nem sempre serão favoráveis: prepare-se para os imprevistos. Ser pego desprevenido acreditando que o trânsito estará a seu favor, o tempo andará de acordo com a sua velocidade física e mental, a meteorologia acertará em cheio, etc... é uma premissa para uma frustração sem fim. Simplesmente não podemos controlar estes eventos. Portanto, flexibilidade é a chave para lidar com as situações do cotidiano. 
          O terceiro fator: as pessoas. Esta parte seria cômica, se não fosse trágica.entenda que as pessoas a sua volta não tem como objetivo fazer você feliz. O objetivo delas é ter um dia feliz. O que não quer dizer que esteja incluso neste planejamento satisfazer as suas vontades, concordar com você. Por mais que a nossa família (entenda que quanto maior o número de pessoas que você considera  família, maior o número de decepções que você terá) ame você, cada um tem um objetivo diferente, um sonho, uma opinião, um jeito. Aquilo que a pessoas faz e você acha que ela fez  "-só para me irritar.", esquece. Ela nem mesmo considerou esta possibilidade. Não podemos controlar o que as pessoas fazem, como elas agem e se comportam. Crer nesta possibilidade é assinar um contrato com antecipado de ir para um manicômio muito cedo. Ou fazer o que a maioria faz hoje em dia: toma ansiolíticos a antidepressivos na esperança de aguentar a demanda da vida. Sendo assim, cuide de você mesmo com carinho. Prepare-se para querer bem, perdoar, sorrir, dizer palavras que ajudem os outros a se sentirem melhor, deixar de lado a tristeza ouvindo uma música, movimentando o seu corpo. Esteja consciente que a única pessoa capaz de fazer você feliz é você mesmo. E bora lá ser feliz!
           Vamos a quarta dica: escolha uma atividade diária que seja voltada inteiramente para o seu prazer: uma atividade física. leitura, crochê, dança, música, sei lá. Alguma coisa que faça seu cérebro produzir hormônios do bem-estar. Um momento no dia que você possa viver para você, sem pensar em mais ninguém. Não mata ninguém, viu gente. pelo contrário, só faz  bem.
          A quinta dica é respire. Engraçado, porque você pode dizer, mas eu respiro o tempo todo. É verdade. Mas este momento é fundamental para que o seu corpo saiba que a sua mente existe. Você vive como respira: se você respira rápido e curto, você vive rápido e curto. Se você respira longo e debagar, você vive longo e devagar. Pelo menos 3 vezes ao dia e principalmente na hora de dormir, reserve dez minutos para fazer uma respiração consciente e profunda. 
          E finalmente, viva o Agora. Somente este momento é real e existe. O passado é irreal, o futuro é intangível.
Viva. Viva, Seja feliz com o que você tem agora. Agradeça. Ame! Fórmula simples para viver um dia de cada vez. Uma vida a cada hora. Uma escolha a cada minuto. E assim a vida passa num piscar de olhos. Seja feliz!
             

Nenhum comentário: