terça-feira, março 23, 2010

O segredo de pensar e transforma-se!




Nos últimos dias tenho pensado sobre o desafio de pensar. Parece loucura, mas muitas vezes pensamos e pensamos incessantemente, contudo são pensamentos que “saltam” de um lado para o outro.



Metaforicamente é como quando você navega na internet. Você começa em determinada página que escolheu, começa a ler, mas dentro da página outros assuntos passam a interessar e você abre outra página e acontece o mesmo e quando você percebe está numa página na qual o assunto é totalmente diferente daquela em que você começou.Nosso pensar também é assim. ; se fosse uma carruagem, os cavalos estariam correndo disparados sem nenhum controle do condutor, porque simplesmente não conseguimos estar no total comando daquilo que pensamos.

Existe a realidade, porém a realidade de cada ser humano é diferente. Isto acontece porque cada um de nós é um universo, temos “recheios” distintos. Cada um de nós viveu e vive histórias únicas e, portanto tem um modo individual de perceber a realidade. Opiniões, crenças, convicções e ideias que são parte de um mundo único – Você!

Quantos azuis tornam-se verdes de acordo com cada olhar; quantas feios ficam bonitos e vice e versa; quanta diversidade numa mesma e idêntica realidade. E tudo acontece por que pensamos. E pensando criamos e então realizamos. Nossas realizações são os frutos do nosso pensar. Se pensarmos positivo, em conseqüência teremos resultados positivos. Contudo, se o teor de nossos pensamentos for negativos, indecisos, inseguros, “atrofiados”, distorcidos... Imagine qual será o resultado! Mesmo que você não acredite, o pensamento é criador. Ele gera emoções, que por sua vez gera energia, que gera ação – sua atitude, seu comportamento – que finalmente gera seu resultado na vida!

Harv Ecker, autor do livro Os segredos da mente milionária diz que se você quer mudar os frutos, deve antes mudar as raízes, se quer mudar o que está visível, deve antes mudar o que está invisível; ou seja, se deseja mudar seus resultados, antes mude seus pensamentos. É um gigantesco desafio.Henry Ford dizia sabiamente: “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele.” Pensamos sim, porém indisciplinadamente. Perdemos-nos pelo caminho. E não poderia ser diferente uma vez que estima-se que o seu cérebro receba cerca de quatro bilhões de impulsos nervosos a cada segundo. Dos quatro bilhões de bits de informação, você está conscientemente percebendo cerca de 2.000 bits, ou cerca de 0,00005 por cento de toda a informação potencial. Absorver e processar mais dessa informação iria levá-lo a loucura ou seria uma distração tão grande que você não conseguiria funcionar; agora entendi porque Einstein era um gênio maluco! Por isto somos todos neuróticos em maior ou menor grau! Por esta razão temos que estar conscientes sobre o que pensamos.

Embora pareça bobagem, exercite esvaziar sua mente através da respiração. Sentindo ar entrar e o ar sair. Faça várias vezes, apenas prestando atenção na sua respiração. E então, comece a “escutar” o que o seu pensamento te diz; ou seja o que você está pensando naquele exato momento. Comece a exercitar a disciplina do pensar, direcionando seu pensamento conscientemente. Ekchart Tolle diz que o maior agente transformador é a autoconsciência. Então conheça-se, desvende-se, descubra quem você é verdadeiramente, sem máscaras, e depois decida quem você deseja ser, e seja. Você pode!

Nenhum comentário: