terça-feira, outubro 27, 2009

O que é excelência?

Nos dias de hoje, o mundo empresarial em todas as áreas tem falado muito em buscar a excelência. Mas o que precisamos saber é se realmente entendemos o significado desta palavra. Excelência, diferente do que a maioria pensa, não é a perfeição. Mas buscar melhorar-se a cada dia nas pequenas coisas. E sabe o que é mais interessante? Buscar a excelência não é um conceito novo. Pelo contrário, quem falou nisto pela primeira vez foi o filósofo Aristóteles:

Nos dias de hoje, o mundo empresarial em todas as áreas tem falado muito em buscar a excelência. Mas o que precisamos saber é se realmente entendemos o significado desta palavra. Excelência, diferente do que a maioria pensa, não é a perfeição. Mas buscar melhorar-se a cada dia nas pequenas coisas. E sabe o que é mais interessante? Buscar a excelência não é um conceito novo. Pelo contrário, quem falou nisto pela primeira vez foi o filósofo Aristóteles: “Somos o que repetidamente fazemos . A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!” Em japonês diz-se Kaizen: Kai (mudança) e Zen (melhor), ou seja melhoria contínua. O termo americanizado criado por Tony Robbins é CANI (pronuncia-se Canai) Constant and Never Endind Improvement Então, temos boas notícias para você: Você pode ser excelente todos os dias, e melhor, pode começar agora! Podemos ser melhores pais e mães, melhores amigos, profissionais melhores. Você pode mudar seus hábitos,suas atitude diárias.Nas coisas mais simples e corriqueiras :escovando os dentes com a torneira fechada, não jogar lixo na rua, tirar seu prato na mesa. Atitudes simples que podem fazer a diferença na sua vida. Você também pode mudar o seu comportamento: pode sorrir mais, ser mais gentil, agradecer mais vezes ao dia pelas coisas que você já tem, pode escutar mais, ser mais flexível , usar as palavrinhas mágicas: com licença, muito obrigada, por favor. Experimente adotar este comportamento apenas por um dia. Estou certa de que se você fizer isto vai perceber que as pessoas ao seu redor tem uma mudança incrível. E quer saber mais? Se tentar no segundo, terceiro dia vai descobrir que o responsável por esta mudança é você mesmo.Foi você que mudou, as pessoas apenas retribuíram seu sorriso, sua gentileza. E quando isto acontecer muitas coisas boas começarão a acontecer na sua vida.
Você é o único responsável pelos resultados que obtém.É o único agente transformador: você está onde está e tem o que tem por causa de quem você é! O primeiro passo é assumir a responsabilidade.
Conta-se que um velho sábio sentado na beira da estrada foi questionado,por um viajante que perguntou-lhe: - Como é o povo desta cidade? E o velho sábio respondeu com uma pergunta: - Como era o povo da cidade da qual você veio? O viajante respondeu: - Ah, lá o povo era preguiçoso mau-caráter e fofoqueiro! Então, o velho sábio concluiu: - Igualzinho ao povo desta cidade! Mais tarde, outro viajante fez ao sábio a mesma pergunta: - Como é o povo desta cidade? E o sábio questionou: - Como era o povo da cidade da qual você veio? O viajante respondeu; - Um povo maravilhoso, hospitaleiro, trabalhador! E então, o sábio concluiu: - Igualzinho ao povo desta cidade! Esta pequena história retrata bem como podemos modificar o ambiente em que vivemos, a nossa casa, o nosso trabalho, a nossa vida!
A sua transformação interior transforma o mundo em que você vive! Se você quer mudar a qualidade da sua vida, mude seus hábitos diários! Reflita sobre isto!

Texto escrito por: Fumiko Kouketsu

3 comentários:

ANDERSON FONSECA disse...

Olá!
Fantástico esse artigo, me desculpe mas não pude deixar de colocar ele no meu blog. Lá eu te menciono também. Já me tornei um admirador, estou em seu twitter e tbm estou por aqui. Muito sucesso na sua carreira, espero e tenho a certeza que irei aprender muito com você.
Um abraço, Anderson Fonseca.
www.vendedorandersonfonseca.blogspot.com

Fumiko disse...

Obrigada Anderson,
é sempre muito gratificante saber que de algum modo estamos contribuindo para o crescimento de alguém.
Abraços, e sucesso!

Shepher disse...

Ahhh, esse blog tem sido publicado bem na internet, ein! Vários blogs postando esse artigo ;)

Vamos fazer mais i.i

Abraços,
Shepher, o Insano!